Foto: Richard Aldrin.

A história de vida da servente Aparecida de Oliveira Santana pode servir como exemplo do que o Programa “Despertando Vidas” representou para os cerca de mil participantes. Aos 46 anos, após cumprir as etapas durante as 12 semanas de treinamento, a moradora do Bairro Sítio do Campo percebeu que era hora de voltar a sonhar com novas realizações e conquistas pessoais e profissionais. Motivada por toda experiência adquirida, já tem um objetivo definido: cursar a faculdade de Educação Física para trabalhar nesta área.

Segurando nas mãos o certificado de conclusão do programa como um verdadeiro troféu, Aparecida contou que ficou aproximadamente 15 anos presa a uma rotina de vida sem conseguir vislumbrar outras opções. “A partir do curso, percebi que devo cuidar mais do meu futuro. Fiquei estacionada e agora estou correndo atrás dos meus sonhos. Quero ser professora de Educação Física”.

A atual servente e futura professora destacou ainda a mudança dos hábitos alimentares. “Agora tenho refeições mais balanceadas. Deixei de comer algumas coisas que não sabia que faziam tão mal para minha saúde. Passei a cuidar mais da minha alma, lendo e tendo atitudes melhores”.

A solenidade de encerramento e entrega dos certificados do ‘Despertando Vidas’ ocorreu na noite de quinta-feira (4), no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, no Espaço Alvorada, localizado no Bairro Quietude. O evento contou com público de mais de 500 pessoas.

O programa teve como objetivo realizar trabalho de prevenção de doenças, gerenciando a alimentação e o bem-estar emocional. Oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Praia Grande, por meio da Secretaria de Governo (SEG), teve duração de 12 semanas, ocorrendo uma vez por semana, com uma hora de duração. Idealizado pelo médico Fábio Gabas, que ministra as palestras, a iniciativa conta com quatro pilares: atividade física, perfil nutricional, reserva funcional e equilíbrio autonômico.

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, que também participou do programa, leu durante a cerimônia uma mensagem que uma servidora da Prefeitura lhe enviou destacando os benefícios após as atividades. “Fiquei feliz quando li as palavras dessa funcionária. É importante que os participantes continuem estudando e criando novos hábitos. O curso serviu de incentivo para todos nós”.
Emocionado pelo carinho recebido, o médico Fábio Gabas fez questão de afirmar ter construído uma relação de amizade com as pessoas e a Cidade. “Não tenho palavras para agradecer. Esse programa já foi apresentado em outros municípios do interior. Mas em Praia Grande tudo foi mais intenso. Procure cada vez mais ser um ser humano melhor”.

A redução de pressão arterial, melhora na capacidade funcional em pacientes com insuficiência cardíaca, melhora dos níveis hormonais, aumento da imunidade, redução do colesterol ruim, superação de vícios como cigarro e álcool e melhora da asma foram apontados como alguns efeitos mais comuns demonstrados pelos participantes do curso. O aumento da sensação de calma e bem-estar e a redução de gordura corporal sem redução de massa muscular também são destaques.

O comerciante Maurício Capeli explicou que passou a ser uma pessoa mais controlada. “Procuerei trabalhar bastante o lado emocional e psicológico. A parte da alimentação já vinha me cuidando. Hoje sei controlar uma situação e ter maior coerência na vida pessoal e profissional”.

Música – Ao final, o público foi presenteado com duas surpresas. O médico Fábio Gabas subiu ao palco mais uma vez, cantou três músicas e animou a plateia. Em seguida, a dupla Lucas e Larissa fechou a noite em grande estilo com vários sucessos do sertanejo universitário.

Clique aqui para ver a publicação original do Portal da Prefeitura de Praia Grande

Leave a Reply